AMBEV
Real Academia do Chopp e da Cerveja

Treinamento competente otimiza resultados em toda a cadeia do negócio.

Desafio:

Desenvolver a categoria varejo, atuando em toda a cadeia do negócio, treinando e avaliando os pontos de venda e reconhecendo as melhores práticas do mercado.

O desafio é aumentar as vendas e fazer do programa de qualificação da AMBEV uma referência mundial.

Estratégia:

A relação com a AMBEV começou há dez anos e hoje consiste na gestão de um projeto de excelência - a Real Academia do Chopp e da Cerveja (RAC), em que uma equipe de consultores de treinamento da Max, presentes em mais de 1.800 pontos de venda em todo o país, tem como atribuições: garantir o destaque dos produtos nos pontos de venda; a disseminação do conhecimento entre todos os profissionais ligados às marcas AmBev; a valorização da história, mitos e ritos do consumo; a fidelização dos clientes à companhia e o reconhecimento das melhores práticas do mercado.

Destaques:

  • Desenvolvimento de um sistema de desenvolvimento em rede, que envolve toda a cadeia de negócio. Foi o resultado da evolução de um pequeno sistema de gestão de pessoas em um único ponto de venda, que gerou aumento significativo nas vendas de cerveja;
  • Estabelecimento de uma relação de parceria entre a indústria e o cliente, onde o bom resultado no varejo impacta diretamente o resultado da indústria.

Resultados:

  • Desenvolvimento de um sistema de comunicação competente no ponto de venda, para fazer frente à proibição do anúncio de bebidas na mídia,
  • Aumento das vendas da companhia como conseqüência dos treinamentos diretos nos pontos de venda.